SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA - Parte I


Já que de vez em quando estamos nos trilhos dessa terrinha que mamãe ama, e já que a Alemanha esse ano de 2014 foi campeã da copa do mundo, postamos aqui daquilo que nossos olhos avistaram dentro do nosso vagão. E esses registros que fizemos, é daquilo que nos encanta, que atrai nossos olhos e faz desejar ainda mais um dia poder ali plantar.



Quem sabe que a sua próxima visita nesse lugar possa ser tão deslumbrante quanto esse fim de tarde que recebemos de presente do nosso bom Deus.
Confira nas fotos abaixo!




Apesar da proximidade da capital, a apenas 32 km, e de quase 180 anos de história, o município ainda mantém atrativos turísticos ligados à natureza, além dos produtos artesanais, e centenários engenhos movidos a água. 



Fazendo algumas buscas, ficamos sabendo que São Pedro de Alcântara foi a primeira colônia alemã em Santa Catarina, povoada por imigrantes provenientes em sua maioria das regiões do Hunsruch e Eifel, sudeste da Alemanha, que chegaram na montanhosa região em 1829. A partir dela surgiram, nos arredores, varias outras localidades germânicas que conservam as tradições de seus fundadores até hoje. Isso você pode ver até mesmo nas fachadas de algumas casas que colocam os brasões pertencentes as suas famílias. Assim com também em um monumento que as reúne, e esse que encontrava-se na praça, agora está na rua ao lado da igreja católica...


Para os que gostam de saborear aquelas delícias da colônia, não pode deixar de levar o pão caseiro e as demais delícias da Dona Zilma e da Dona Carmelita, as residências delas, ficam logo após a praça, em direção acesso a Angelina.


E para os que amam café como eu, na estrada antes de chegar o centrinho,
encontra-se o café colonial Girasol. Que já foi recomendado alguns anos atrás
nas páginas do jornal Notícias do dia.



 
Pra quem não mora na região, ou quer alguns momentos em um lugar sossegado, com muito verde e dormir ao som das águas da cachoeira que passa bem ao lado, indicamos a pousada Terra Verde. Na realidade não conhecemos nenhuma outra em São Pedro de Alcântara.
 
Seguindo os trilhos para os lugares que vamos redescobrindo aos poucos.

Foi em 16 de abril de 1994, a data de fundação adquirindo sua independência administrativa, e para você que não conhece a região, as cidades mais próximas são, Antônio Carlos, Angelina, Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas. 

 

Acima, cruzamos com a única linha de ônibus da região.


Acima, uma casa de grande valor aos nosso olhos.



 O legal é observar os antigos casarões em contraste com algumas construções mais novas, e seguir as indicações agora padronizadas em placas rústicas.

Assim são os lugares que amamos, e vamos redescobrindo com carinho.
Assim são os dias que descansamos, que mesmo sem muito para gastar, nos presenteamos e somos surpreendidos com tantas coisas novas que muitos deixam passar, sem se quer ter a oportunidade de apreciar.

Assim é para nós, cada visita, novas descobertas, novos trilhos, e um novo pôr do sol...



Estrada geral, sentido para São Pedro de Alcântara.



Em São Pedro é comum ver muitos grupos de ciclistas, que saem para pedalar depois do trabalho (a noite), ou grupos de ciclistas da grande Florianópolis que se reúnem para pedalar até mesmo por dias, fazendo paradas como por exemplo no projeto Acolhida na Colônia.

 Agora vamos para mais um trilho que temos explorado,
e desse lado temos uma vista linda dos finais de tarde.




Vamos até lá;;;



Sentamos bem aqui, de onde temos essa vista acima, e ficamos cantando,
louvando Aquele que tudo isso criou.
 

Vamos logo ali,  para registrar o que mais tem por aqui..




Não é soberba não, mas Deus sempre nos dá dias abençoados quando nos programamos para registrar a criação Dele para compartilhar com você.

E assim termina essa tripe, logo vamos postar a segunda parte de São Pedro, como o melhor cachorro quente da praça e outros trilhos que registraremos.
Até a próxima!
M.M.

Comentários

Postagens mais visitadas