LAGOINHA DO LESTE - FLORIPA - SC

A melhor maneira de chegar à Lagoinha do Leste é a pé.
De carro é impossível, não há estrada.
 Ou quem pode ir de helicóptero.
Essa dificuldade de acesso tem servido
como um escudo protetor do lugar.
E olha que a caminhada dá pra suar a camisa,
mas para quem gosta de estar junto a natureza
 é sem dúvida nenhuma um trajeto que não pode
 faltar em suas trilhas em Floripa.
Há duas opções de trilha, cada uma com suas vantagens. Para chegar mais rápido, pode-se fazer a caminhada em uma hora a partir da comunidade do Pântano do Sul, passando pelo meio do mato e dos morros. É o acesso mais utilizado pelos visitantes. O chão é pedregoso e irregular, mas fácil de andar se você prestar atenção onde pisa. Depois da subida, tem-se a surpresa de uma vista fabulosa da Lagoinha. Aí é só descer e afundar os pés na areia da praia. (Esse caminho fizemos no retorno / volta)
A alternativa mais longa é começar na Praia da Armação, atravessar um córrego até a praia do Matadeiro e pegar a trilha que vai pela encosta do morro na direção norte-sul, margeando pelo alto do costão à beira-mar.
Dá para chegar em duas horas e meia a três horas, num passeio de cartão
postal.

A paisagem é de uma beleza alucinante, com ondas estouradas nas pedras lá embaixo e a companhia dos habitantes locai, como os pássaros....

A Praia da Lagoinha do Leste tem pouco mais de um quilômetro de extensão e está voltada para mar aberto.
 Pode-se visualizar os lindos costões de pedra e ver os morros com vegetação nativa que cercam o local.
DICAS BÁSICAS: Leve comida, lá não tem nenhum tipo de restaurantes, quitandas nem lanchotes  e a caminhada dá uma fome canina.
Uma regra básica do lugar - que infelizmente não é seguida por todos - é trazer de volta todo o lixo que você produzir. O
tênis é indispensável também como roupas leves, chapéu e protetor solar.
 Pegar a estrada cedinho é necessário para poder aproveitar bem o dia e evitar o risto de quem não conhece o lugar efetuar o precurso da volta no escuro. Como o lugar é de difícil acesso é bom tomar todos os cuidados possíveis.
Mirando, registrando e hoje postando relembrando...